segunda-feira, 4 de junho de 2012

Carlinhos - Um Jovem, Um Segredo. (Parte 1)


É noite de Outono, O minuano, vento típico da região sul do brasil, sopra levando consigo folhas caídas espalhadas pelo chão, provocando a imagem clássica da época. Naquele quarto frio e humilde, com algumas cômodas antigas e bem desgastadas, apoiado na janela de seu quarto, Carlinhos, como é carinhosamente conhecido por familiares e amigos, se encontra pensativo e preocupado, olhando a cada evento que sucede na rua de sua casa.

São exatamente 2:35 da manhã, horário propicio para a melhor parte do sono, porém, essa cena, tem sido comum em seu dia a dia, uma vez que, noites sem sono, fazem parte de sua vida. O Seu trauma, vem de muito tempo atrás, quando desde cedo, fora alvo de muitos conflitos e perturbações por parte da família e vizinhos. 

Aos 5 anos, viu seu pai assassinar friamente sua mãe com 3 tiros no peito. Aos 6, perdeu a Tia Elza de câncer. Uma segunda mãe, considerava ele. Aos 7, fora abusado sexualmente pelo velho Itamar, senhor de 62 anos, barba grisalha, rosto cansado, que morava de frente a sua casa. Um viúvo que a mais de 14 anos vivia só, desde a perda de sua esposa, em um acidente trágico. As más línguas, acreditam que tudo começou em uma briga, quando Eva, a esposa, descobriu as maldades do marido. O velho Itamar, sempre deixou claro sua preferência por crianças e seu histórico não era nada bom. Decidida, arrumou suas duas malas de couro e veludo, entrou em seu automóvel e dirigiu seu rumo e direção, quando em uma das curvas da BR 316, mais conhecida como Estrada Romântica, perdeu o controle e caiu precipício abaixo.

Aos 10 anos, em um lazer escolar, teve a trágica experiência de perder seu melhor amigo, o John, afogado em uma lagoa sem poder fazer nada. Ele viu toda cena, porém, nada pode fazer por sua dificuldade em nadar. Por isso, de seu sonho, de um dia se tornar um nadador olímpico. 

Carlinhos tem hoje, 17 anos. Mora com o avô e o tio solteiro. Pela manhã, ele trabalha no frigorífico "Carnes do Sul" e a tarde dedica seu tempo aos estudos. Está cursando o último ano do ensino médio, em uma escola próximo de sua casa. Vive aparentemente tranquilo, más, muita coisa se encontra guardado em seu peito, inclusive um desses mistérios é que levam ao jovem Carlinhos, permanecer acordado e bastante atendo a seus pensamentos.

O que passa em sua cabeça agora? qual lembrança ou decisão futura lhe preocupa? Que situação tão séria, é motivo para deixá-lo sem dormir? Um compromisso? Uma mágoa? Uma decepção? Um sonho impossível? O que você acha, amigo leitor? ajude-nos a dar sequência a essa história, publicando na seção "Comentários", a sua opinião em relação ao que levou Carlinhos a perder o sono naquela noite. Conto com Vocês. Segunda Feira que vem, continua...

25 comentários:

  1. O Motivo de deixa-lo sem dormir é devido a ele ter presenciado a muitas situações que ficaram marcadas em sua vida, na qual tem carregado até os dias de hoje.

    Deus Abencoe a todos!

    ResponderExcluir
  2. Jessika Secretária Passo Fundo4 de junho de 2012 14:06

    Carlinhos guarda em seu peito medo,pois ele passa noite em claro sem dormir. Ele pensa em cada situação que viveu em sua infância e esta com medo do que ainda pode acontecer.
    Muito bom Pastor, isso nos faz pensar refletir, em varias situações que jovens podem esta vivendo ou viveram.

    ResponderExcluir
  3. A história do Carlinhos é bem triste e pode ser um exemplo da realidade que muitos jovens vivem hoje em dia...Na minha opinião o que tirou o sono de Carlinhos naquela noite foram as lembranças de todo esses acontecimentos que marcaram sua infância e adolescência, depois de tanto tempo guardando dentro de si estes tristes segredos ele decide que é hora de contar para alguém. Mas quem? Quem seria confiavel o bastante para carlinhos contar essa parte de sua história?...

    ResponderExcluir
  4. O que fez Carlinos perder o sono?
    Pode o fato de não ter respostas, o porque do seu sofrimento, pessoas que amava, morreram, foi abusado, o porque que sua vida tem sido tão amarga, apesar de jovem e de uma vida toda pela frente, sem perspectiva, uma vida já marcada pelas dores que o passado lhe trouxe e sem certezas do que pode vir, sera isso que tirou o sono do Carlinhos?

    Roger

    ResponderExcluir
  5. Carlinhos, maquina todos os dias, uma estratégia, um forma de mudar de vida, afinal 17 anos, ja se passaram de sua vida.
    17 anos de frustrações, medos, angustias, terminar seus dias assim? Isso era o que mais ele temia ...
    Por isso as madrugadas olhando para os ceus, tentando encontrar uma resposta, mas onde?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Pr.Windson
    O que esta acontecendo com esse menino o que acontece com muitos jovens.Devido aos traumas do seu passado que lhe acompanham, ele sente um enorme vazio, ele precisa preencher esse vázio,isso será um cuidade enorme com ele e sendo assim também será necessário que ele seja lapidado mesmo,ter um novo nascimento, onde tudo será apagado , um novo Carlinhos; Onde ele será preenchido com muito amor, carinho, isso precisa ser preenchido dentro ele; Ele ira conhecer um amigo,pai;Conforme essa amizade irá sendo continua ele será a cada dia preenchido, até momento dele transbordar..Temos que apresentar o SEnhor Jesus a ele..

    Clair

    São Leopoldo

    ResponderExcluir
  7. Carlinhos teve uma infância difícil, conturbada, a noite fica imaginando como será o seu futuro, como poderá mudar esquecer todos estes traumas do passado e ser feliz de verdade, ele vive aparentemente tranqüilo, mas so ele sabe a dor que a dentro dele, a dor de uma passado traumático, a dor de não ter uma mãe, um pai. Ele sabe que quanto mais o tempo passar que quanto mais ele demorar em se libertar destes traumas, mais rancoroso e triste será. Ele fica olhando a noite e tentando curar as feridas que o tempo deixou nele, ele passa horas acordado tentando entender o porquê que tudo de ruim aconteceu justo com ele, porque tão cedo, por que ele? São muitas perguntas, poucas respostas.

    ResponderExcluir
  8. Carlinhos, passa noites pensando o que mais ele vai perder, o que mais ele vai sofrer, pensando se um dia ele poderia ser feliz ou se o seu destino é ser triste e sozinho para o resto da sua vida, fica maquinando em sua mente uma maneira de esquecer todas aquelas lembranças ruins, chora e até pensa em tirar a sua própria vida, porque ainda viver, se dá para evitar mais sofrimentos...O que Ele nunca imaginou é que naquelas noites frias e tenebrosas DEUS estava ali com ele, e vendo todo aquele sofrimento, Ele iria fazer uma mudança em sua vida, só que ele ainda estava para descobrir o poder glorioso de DEUS....



    Bruna Linck - Boqueirão - Bloco 27

    ResponderExcluir
  9. Realmente ele passou por muitas situações complicadas,difíceis,até mesmo sem explicação,tudo isso acabou deixando seus pensamentos muito abatido,frustrado,decepcionado,e uma pergunta,por que tudo isso aconteceu comigo?Por isso passa as noites sem saber o que vai ser, preocupado com o outro dia quando ele amanhacer,é realmente podemos compreender que somente Deus pode sarar as feridas da alma,ele é o criador e consumador da nossa fé,ele sarou as minhas feridas e pode sarar as suas!!!! FORÇA JOVEM IURD SAPIRANGA 2

    ResponderExcluir
  10. Carlinhos, a cada noite pensa que tu seria melhor se desse cabo de sua vida, tanto sofrito, tanta dor; com 17 anos de idade sofreu mais que muitas pessoas que tinham o dobro da sua idade!
    Ele parou de pensar e teve a disição de agir quando ele chegasse em casa a noite se emforcária. mas antes disso ele resolveu dar uma volta, passou na frente de uma igreja onde uma moça lhe um jornal e disse que JESUS poderia mudar sua vida, essas palavras ficaram na cabeça de desse jovem; noites sem dormir pensando, como seria bom se ele mudasse de vida, se ele aceitasse o convite daquele moça.
    E FOI ASSIM QUE CARLINHOS PERDIA SEU SONO QUASE TODAS AS NOITES!

    ResponderExcluir
  11. Carlinhos passa eternas madrugadas em desespero e quando pensa em fechar os olhos ,vem a cena do dia em que foi abusado antes de ir para o seu quarto carlinhos toma calmantes ,que nada adiantam pois o desespero é tao grande que os remedios ja nao fazem mais efeitos ,certa vze em mais uma das noites que carlinhos passa em claro ele sente alguem ao seu lado ,escuta chamar o seu nome mas quando vai ver nao é nimguem.
    Carlinhos ja nao aguenta mais essa vida e decide procurar ajuda com um dos poucos amigos que tem .
    Em uma noite deois de sair da escola ele decide sair com os amigos,queria esquecer um pouco do seu sofrimento e por uns instantes conseguiu .
    Carlinhos disse a seus amigos:
    -Gostaria de sair todos os dias aqui com vcs eu sinti um pouco de alegria e eesqueço meus problemas.
    Rapidamente o amigo de Carlinhos lhe oferece algo dizendo
    -Vou lhe dar uma parada que voce vai se sentir sempre feliz
    E foi ai que foi apresentando a primeira droga na vida de Calinhos
    a cocaina .....

    Leticia Lamadril
    FJBcultura
    Parque dos Anjos- Gravatai

    ResponderExcluir
  12. Carlinhos apesar da pouca idade já tem uma grande bagagem de vida, muitas tragedias, muitas perdas e durante a madrugada é o unico momento em que ele consegui ficar sozinho para refletir sobre como tem sido sua vida, para chorar em silêncio, para olhar para tras e lembrar-se dos sonhos que abandonou, das pessoas que perdeu da falta que elas fazem em sua vida, é dificil conviver com tantas dores, e permanecer o dia todo com tantas tristezas e mesmo assim manter uma aparência feliz, a noite ele pode ser ele mesmo, pode pensar e chorar sem precisar fingir um força que tem a cada dia se esvaido de seus dedos, as noites tristes tem sido o que o mantem de pé por todos estes anos, as lagrimas que ele derraba, as dores escondidas tudo isso durante estes 17 anos está lhe matando por dentro, tantos segredos, tantas coisas encobertas pela dor e cada noite que passa ele vive a vida pensando se valerá a pena o proximo dia.

    ResponderExcluir
  13. Diego Borges - MANASSÉS-VPR5 de junho de 2012 09:51

    O Jovem Carlinhos, ficava em claro quase todo o tempo da madrugada penssando por que sua vida aparentemente éra conduzida de uma forma tranquila mas ele não conseguia ser feliz no seu interior.
    Percebia que possuia um vázio, e os problemas e as dificuldades que presenciou e viveu, traziam em sua lembrança momentos de sofrimento, solidão e mágua.
    Mas, por certo dia ao passar perto de uma IURD, foi abordado por um jovem da FJ, que conversou com ele e os dois perceberam que vivenciaram os mesmos momentos, as mesmas dificuldades, as mesmas frustrações. Mas, o jovem da FJ, Gabriel, falou para o carlinhos que um dia teve o mesmo convite que hoje o jovem Carlinhos estava recebendo d'ele, Gabriel. E o Gabriel disse a ele Carlinhos que teve ajuda, força e palavras que o ajudaram a sair daquela situação em que ele enfrentava. E disse algo mais precioso e singelo, que Deus podia mudar o interior d'ele. Disse que o Senhor Jesus tinha algo muito especial guardado para ele, o Carlinhos...

    Nisso, o jovem Carlinhos vai para casa, e fica a última noite em claro, penssando, refletindo em tudo o que o Gabriel tinha dito a ele...

    No outro dia acorda decidido, sai a procura do jovem Gabriel novamente na Igreja, e fala ao Gabriel que quer mudar de vida. Que quer receber o algo Especial que Deus tem guardado para ele... Que no lugar dos penssamentos do passado, que tinha de madrugada, quer penssar sim, mas no seu futuro profissional, familiar, financeiro... Diz ao Gabriel que quer andar nos caminhos de Deus...

    Obs.: Gabriel procurava algum jovem assim, para falar da sua experiência. Tinha certesa que um dia Deus ia enviar um jovem que tivesse passado pelas mesmas dificuldades e barreiras, que um dia passou e que poderia o ajudar. Que ia tornar esse jovem em um novo Gabriel. Um Discípulo.

    Deus Abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  14. Carlinhos fica acordado a noite por que procura uma solução para tenta esquecer o passado, tirar a magoa e o vazio que tem dentro do seu coração. Tenta achar uma solução alguém ou "algo" que possa aliviar sua dor, quer tentar esquecer todos os traumas e a ausência de pessoas que fazem tanta falta em sua vida.
    Ate que em um belo dia comum na escola seus "amigos" ao ver triste em um canto lhe oferecem uma solução, à droga com a promessa de que ela ira aliviar seus sofrimento e fazer com que ele seja um novo Carlinhos!!!

    ResponderExcluir
  15. Carlinhos fica acordado a noite por que procura uma solução para tenta esquecer o passado, tirar a magoa e o vazio que tem dentro do seu coração. Tenta achar uma solução alguém ou "algo" que possa aliviar sua dor, quer tentar esquecer todos os traumas e a ausência de pessoas que fazem tanta falta em sua vida.
    Ate que em um belo dia comum na escola seus "amigos" ao ver triste em um canto lhe oferecem uma solução, à droga com a promessa de que ela ira aliviar seus sofrimento e fazer com que ele seja um novo Carlinhos!!!

    ResponderExcluir
  16. Carlinhos , passava noites acordado lembrando de sua infancia pertubadora e ele não aguentava mais guardar com ele aquela angustia , queria achar uma forma de dar um rumo melhor pra sua vida esquecer toda aquela infancia que não guardava boas lembranças ! / Caroline Costa ELIITE LEVITA

    ResponderExcluir
  17. OB KARINA IURD VILA FERNANDES,BLOCO 27 REGIÃO DE NITÉROI!!ESSA HISTÓRIA RETRATA ALGUNS FATOS QUE ACONTEÇEREM NO MEU PASSADO.CLARO QUE NÃO NA MESMA PROPORÇÃO.MAS CARLINHOS PERDE O SONO POIS ELE FICA SE PERGUNTANDO SE REALMENTE DEUS EXISTE?E PORQUE NÃO LHE MOSTRA UM CAMINHO PARA MUDAR A TRAJETÓRIA DE SUA VIDA.ENTÃO ACREDITO QUE ELE ESTÁ PEDINDO MESMO SEM CONHEÇER E ACREDITAR QUE DEUS EXISTA UMA DIREÇÃO QUE POSSA LEVAR ELE A MUDAR A SUA VIDA.E DEUS ESTÁ PREPARNDO ALGUÉM PARA LEVAR ESSA RESPOSTA.POIS FOI ASSIM QUE ACONTEÇEU A MUDANÇA COMPLETA DA MINHA VIDA NUMA DESSAS NOITES SEM SONO DEUS ENVIOU UM HOMEM DE DEUS EM MINHA CASA ATRAVÉS DA TELEVISÃO QUE ME TIROU DAQUELE SOFRIMENTO QUE CARREGAVA A MUITOS ANOS.E APOS CARLINHOS ENCONTRAR ESSE CAMINHO QUE É O SENHOR JESUS ELE VAI MORRER E NASCER DE NOVO.E VIVERÁ EM NOVIDADE DE VIDA E CONHEÇERA A VERDADEIRA ALEGRIA EM SUA VIDA!!
    PR,ESSA HISTÓRIA É MUITO FORTE ESPERO TER CONTRIBUIDO PARA A CONTINUAÇÃO DELA.ABRAÇOS.KARINA.

    ResponderExcluir
  18. Peterson Lucas - FJB-Fátima5 de junho de 2012 20:18

    na madrugada, onde a escuridão faz com que Carlinhos fica preso em sua mente questionando a sua vida com perguntas do tipo:

    "Porque tudo isto havia acontecido em sua vida?"

    "Se Deus existe, e se ele existe mesmo do porque ele permitiu tudo isto se ele é "bom"?"

    "Eu sou uma desgraça, fracassado, é melhor eu tirar minha própria vida porque não vai fazer diferença pra ninguem"

    ResponderExcluir
  19. Bruna - Arcanjos Catedral6 de junho de 2012 11:30

    Ele não consegue dormir, pressionado pelo enorme peso que carrega de todas as tragédias que ocorreram ao longo de sua vida. Ele é um jovem sozinho, visto que reside com seu avó que não lhe dá atenção e seu tio solteiro que só quer saber de baladas e farras, e não tem alguém para desabafar,para lhe dar uma ajuda ou simplesmente que lhe faça sorrir, pois não sabe o que é felicidade, ter uma pessoa que possa dividir experiências, alguém que ele possa contar pra o que der e vier. Ele é bombardiado por pensamentos de que nem era para ele ter nascido, de que ninguém gosta dele e que a única solução é tirar sua vida, pois na cabeça dele nem o sonho de se tornar nadador olímpico irá se realizar.

    Bruna - Arcanjos Catedral - BLOCO 1

    ResponderExcluir
  20. insegurança pois ja que ele havia sido abusado pelo vizinho e agora morando com o tio e o avô sente medo de novamente ser abusado, e por presentear tantas perdas de pessoas próximas e queridas, essas senas vão e voltam. Não é que ele não durma, ele deita, e fecha os olhos, mas por ter tantos traumas viaja nas má lembrança do passado e sem descançar pois o passado parece tão presente que ele não consegue se desvincular .por não TER um amigo ele se perdeu no meio de tantas tristezas nunca foi lhe apresentada uma oportunidade de abandonar essa bagagem e recomeÇar, pois seus pais não tinham valores para lhe passar,, nem seus vizinhos e ja que só dentro dele existe uma pequena esperança de um dia mudar aquela situação ,mas muito timido carlinhos sempre que tentava falar de uma nova vida seu tio nunca tinha tempo, embora seu avô nunca estivesse em casa como que ele saira dessa prisão que ele mesmo não vê saida. Na escola observava a tudo pois era muito calado e não tinha amigos ,e sabendo que logo a noite ia chegar e noite após noite uma sena de seu passado fazia as madrugas passavam bem rapido. carlinhos após o trabalho num belo dia reparou que uma de suas colegas pegou o mesmo onibus e desceu próximo a sua casa e parece que aquela peque esperança aumentou e por ele ser muito observador ele começou a cuidar a milena na escola ,percebeu que ela era feliz e todos a respeitavam e aquele respeito chamou a atenção de ,naquela noite os trauma do passado deram lugar as lembranças do sorrisso de milena e no trabalho só pensava nela mas nunca pensou em se aproximar e milena ocupou o lugar do passado triste de carlinhos e a esperança muito proxima a insegurança deu lugar ao presente, e como um detetive carlinhos vivia para saber o que fazia aquela moça no meio de tantas um moça respeitada e com valores pois tudo o que dentro dele parecia conto de fada ao observa-la era real .O QUE SERÁ QUE MILENA TEM DE ESPECIAL? SERA QUE ELA VAI AJUDAR CARLINHOS A VENCER O PASSADO E TER NOITE MARAVILHOSAS DE SONO?CONTINUA

    ResponderExcluir
  21. pr nunca vivi uma situação de assassinatos na minha família, nem casos de abusos sexuais, mas acredito que este rapaz deve perder suas noites de sono por causa das lembranças de tantas tragédias familiares, tantos problemas do passado, até porque quando perdi minha avó, eu descobri o que era a angustia que tanto ouvia falar, o aperto no peito, como se alguém tivesse arrancado um pedaço enorme de mim, não sei como eu me sentiria numa situação dessa mas acredito que ele sofra com muitos traumas de repente ele não dorme nesse horário por que foi justamente nesse horário que foi abusado, ou nesse horário que ele viu sua mãe ser assassinada pelo seu pai, ou tem muito medo de dormir e algo ruim acontecer com ele, pesadelos pensamentos perturbatórios, numa situação dessa na cabeça de um jovem pode se passar muitas coisas..

    ResponderExcluir
  22. Carlinhos está pensativo porque há um dia atrás ele compareceu em uma caravana realizada pelo Pr.windson e na hora da pregação tudo que saia da boca do pastor parecia ser para ele e uma frase dita na pregação não saia da cabeça dele: "talves voce é desprezado já foi maltratado até por pessoas de sua própria família mas hoje é o dia de se entregar para Jesus e pode ser sua última chance". Ele estava pensando nisso por que nesse dia ele não se batizou nas águas. E no dia seguinte foi na reunião da força jovem e ali se entregou a Jesus de fato e de verdade.

    ResponderExcluir
  23. Carlinhos estáva pensativo ,por que havia muitas perguntas em sua vida sem resposta ,por que estava passando por tudo aquilo,o que fez de errado para sofrer,por que tinha nascido,será que ele nunca seri feliz,ja não aguentava tanto sofrimento até se perguntava será que Deus exite,será que Deus não via seu sofrimento ou Deus não o amava,achava que era melhor se matar seria um problema a meno no mundo

    ResponderExcluir
  24. Carlinhos ficava pensativo,se preocupava com os problemas que surgia no seu redor.Dentro dele tinha um ponto de interrogação,porque ele dizia que DEUS não estava se movendo para lhe ajudar,mas o problema é Carlinhos que não deixava de zombar de DEUS,tinha complexo de si mesmo,viu as palavras mágica e dada NÃO ACREDItAVA QUE PODIA COM O PROBLEMA E QUESTIONAVA A CADA MINUTO.....................................................
    CAROL PERES FORÇA JOVEM BRASIL FÁTIMA

    ResponderExcluir
  25. Ele não consegue dormir, pressionado pelo enorme peso que carrega de todas as tragédias que ocorreram ao longo de sua vida. Ele é um jovem sozinho, não tem alguém para desabafar, Ele é bombardiado por pensamentos de que nem era para ele ter nascido, de que ninguém gosta dele e que a única solução é tirar sua vida, pois na cabeça dele nem o sonho de se tornar nadador olímpico irá se realizar.

    ResponderExcluir