domingo, 9 de outubro de 2011

Duas Caras



"...não sabemos verdadeiramente quem está ao nosso lado e somente o tempo pra mostrar, por isso o melhor a fazer é cuidar bastante com quem você se relaciona e o que comentar com essas pessoas."




Quem não já se decepcionou com alguém na vida? Quem não já depositou a confiança em alguém e mais tarde se frustrou? 
Pois é, e o pior de tudo é que acabamos nos deixando levar mais uma vez nas amizades e se esquecendo das experiências mal vividas do passado. Parece que o ser humano não aprende as lições que a vida proporciona.
Sabe qual o problema? A confiança demasiada por pessoas que não merecem em sua grande maioria. Sei que não posso exagerar ou muito menos generalizar mas como adivinhar que alguém que, hoje, ao seu lado expõe uma genuína confiança, amanhã estará empunhando uma faca em suas costas, não é verdade?
A pergunta é: O que fazer? Como descobrir? Enfim, são questões difíceis de responder uma vez que não sabemos verdadeiramente quem está ao nosso lado e somente o tempo pra mostrar, por isso o melhor a fazer é cuidar bastante com quem você se relaciona e o que comentar com essas pessoas. Não se iluda com aquele sorrisinho maroto e conquistador, pois, isso não quer dizer nada. Seja cauteloso em expor sua intimidade sabendo que, aquele que hoje você mais confia pode amanhã revelar sua vida pra todo mundo.
Um exemplo clássico é do melhor amigo em quem você já chega dizendo: Vou te contar uma coisa mas não conta pra ninguém. 
Você já parou pra pensar que ele também tem um "melhor Amigo' e que vai fazer a mesma coisa? E que esse, também tem um melhor amigo? Enfim, o ideal a fazer é confiar inteiramente naquele que já provou ser digno da mesma. O nosso Verdadeiro Melhor e Único Amigo: Senhor Jesus! Esse sim não tem duas caras.

25 comentários:

  1. "Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão." Provérbios 18.24 NTLH

    Somente o tempo pode demonstrar uma amizade verdadeira, uma amizade que realmente seja nos moldes bíblicos, como a de Davi e Jônatas, como a de Jó por seus amigos, mesmo que eles não tivessem a mesma amizade por ele, e tantos outros exemplos biblicos de como realmente se ter uma amizade que provém de Deus, algumas dicas biblicas para isto:

    Orar pelos amigos:
    "Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra." (Jó 42:10)

    Estar ao lado em qualquer hora:
    "O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão."(Provérbios 17:17 NTLH

    Ser verdadeiro com os amigos(ser verdadeiro não é ser arrogante e nem estúpido, mas sim mostrar verdades, com amor,não para se achar melhor, mas para ajudar)
    "O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!" (Provérbios 27:6 NTLH)

    Mesmo com tudo isto, ainda temos que ter o cuidado de por nossa confiança somente em Cristo, somente n'Aquele que demonstrou verdadeiro amor por nós, porque se confiarmos no homem, certamente iremos nos frustrar.

    "Até o meu melhor amigo, em quem eu tanto confiava, aquele que tomava refeições comigo, até ele se virou contra mim." (Salmos 41:9 NTLH)

    Que venhamos apredner com a Palavra de Deus e viver segundo a vontade do Pai.

    Espero ter contribuido Pastor, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. PATRICIATORRES ISSO É A MAIOR DAS VERDADES PR. POSSO DIZER POR EXPERIENCIA PRÓPRIA. AS DECEPÇÕES SÃO INEVITÁVEIS E O UNICO EM QUAL PODEMOS CONFIAR E NUNCA DUVIDAR É EM JESUS. HOJE AS PESSOAS ACHAM ESTRANHO O FATO DE EU DIZER QUE NÃO TENHO AMIGOS OQUE DE FATO É,TENHO CONHECIDOS É OQUE COSTUMO DIZER POR QUE MEU UNICO E REAL AMIGO É O SENHOR JESUS EM QUEM DEVEMOS CONFIAR DE OLHOS FECHADOS. DEUS O ABENÇÕE CADA VES MAIS.

    ResponderExcluir
  3. Gabriela Castro NAÇÃO CULTURA9 de outubro de 2011 21:17

    Bah Ptr isso é a maior verdade,muitas vezes,e principalmente no mundo,achamos que temos um melhor amigo ou amiga e aquela pessoa pensa o mesmo de vc,mas quando menos esperamos nos deparamos com surpresas muito desagradáveis.Não só de algum segredo ser escancarado para qualquer um,mas até mesmo de sabermos que aquela própria pessoa falou mal da gente.Isso é péssimo,temos é que guardar o nosso coração,e confiar inteiramente e somente no nosso Senhor Jesus,Ele sim é o nosso verdadeiro amigo,pois nos deu a maior prova disso,quando sacrificou-se na cruz por nós,e por hj ter toda a misericórdia que tem conosco.

    ResponderExcluir
  4. Realmente nós aqui na terra não podemos dizer que temos amigos porque querendo ou não sempre chega a um certo ponto que esses amigos terrenos irão nos vira as costas,quando a gente tiver em momento difíceis ou tiver na mó guerra o ÚNICO que ira nos ajudar sera o Senhor JESUS o nosso único amigo Ele sim é nosso amigo ele sem se quer nos conhecer deu a propia vida Dele por nos la na cruz a milhares d anos atrás,esse é meu MELHOR E ÚNICO AMIGO O SENHOR JESUS.
    Ass:Darlan Jung- Cultura

    ResponderExcluir
  5. William Milani Lemos - Nação de Lia10 de outubro de 2011 10:16

    Olá Pastor Windson,

    Realmente, essa é a pura verdade... Quantas são as vezes que "quebramos a cara" cometendo os mesmos erros, confiando em pessoas que na nossa frente mostram uma coisa e por traz são outras... Até mesmo dentro da igreja temos que cuidar, mais ainda, por que lá fora é fácil discernir, mas dentro da igreja... O que também devemos sempre lembrar é que não devemos, em hipótese alguma prejudicar a nossa vida com Deus, por visualizar os erros de outrem, temos sim, que olhar para dentro de nós e corrigirmos o que temos de errado, e sempre, confiar n'Aquele que entregou-se por completo derramando todo o sangue, toda a vida, todo entendimento por amor de nós, Esse sim é digno da nossa confiaça...

    Outra coisa, também temos que conquistar a confiança de Deus, a cada dia... Não sendo nós Duas Caras!!!!

    ResponderExcluir
  6. Jefferson nação de raquel10 de outubro de 2011 14:30

    Decepção é a pior coisa que uma pessoa faz

    ResponderExcluir
  7. Jéssica Nação de Raquel10 de outubro de 2011 17:20

    Essa é a mais pura verdade Ptr;
    Feliz aquele que tem Jesus como seu melhor amigo pois Ele é o único que não nos decepciona!!!
    :)

    ResponderExcluir
  8. Jéssica Dias Nação de Raquel10 de outubro de 2011 17:58

    Ola Pastor é verdade
    quantas facadas ja não levamos; mais graças a Deus pela misericordia tivemos oportunidade de aprendermos que O nosso Verdadeiro Melhor e Único Amigo é o Senhor Jesus! Esse sim não tem duas caras.

    ResponderExcluir
  9. Thamires Miranda naçao de jaco10 de outubro de 2011 20:02

    Ola Pastor
    como diz na palavras de Deus maldito aquele que confia no homem
    pois o nosso melhor "amigo" tambem e falho e tem defeito pois isso que e melhor confiar no unico e verdadeiro amigo SENHOR JESUS pois esse jamais nos deixara!

    ResponderExcluir
  10. Thamires Miranda Naçao de Jaco10 de outubro de 2011 20:05

    Ola Pastor!
    Como diz na palavra de Deus "maldito aquele que confia no homen"
    pois aquele que chamamos de nosso melhor amigo tambem e falho e tem erros. Mas aquele que deu a propria vida por nos nao e falho enunca nos deixara que e o unico verdadeiro amigo Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  11. Thamires Miranda - Naçao de Jaco10 de outubro de 2011 20:11

    Ola Pastor!
    Como diz a palavra de Deus maldito aquele que confia no homem
    a verdade que aquele que chamamos de melhor amigo e humano como a gente cheio de erros e falhas e muitas vezes nem gosta da gente por isso o unico que e nosso melhor amigo e o SENHOR JESUS

    ResponderExcluir
  12. Mirian Bicca Nação de Raquel11 de outubro de 2011 01:02

    Boa Noite,
    Sempre fui muito fiel nas minhas amizades e depositava confiança em pessoas que acabavam me decepcionando...Hoje deposito toda a minha confiança no meu amigo e amado Senhor Jesus...Ele sim está sempre comigo,sabe toda a minha vida,é o unico totalmente fiel,justo e verdadeiro...
    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  13. É verdade pastor, nosso melhor amigo sem dúvida é o Senhor Jesus, Ele é o único em quem podemos confiar e está ao nosso lado em todos os momentos. Ninguém se compara ao Nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  14. Francelle Nascimento Nação Jaco11 de outubro de 2011 13:32

    Boa tarde pr. é verdade não temos que abrir a nossa vida para todos a nossa volta, até porque tem a inveja,a nossa alegria é a tristeza de alguns,temos que estar sempre vigiando e nada melhor que dialoga com o nosso Senhor Jesus.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  15. Bruna Nação de Jacó11 de outubro de 2011 14:05

    Olá Pr. Windson! muito interessante esta mensagem, pois é verdade, posso afirmar sem sombra de dúvidas, que o nosso Senhor Jesus é O Único e Melhor Amigo, que podemos verdadeiramente confiar.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  16. É verdade, pastor.
    Por muitas vezes, na ingenuidade, confiamos em pessoas que nunca deveriamos ter confiado. Na nossa frente eram pessoas amigas e prestativas, e nas costas, falavam mal, criticavam ou criavam intrigas.
    Hoje, sei que devo confiar somente no meu Senhor Jesus. Afinal, é só Ele quem dará o conselho certo para eu seguir em frente. É somente Ele que me ouve sem limite de tempo. É só Ele que tem a solução para as minhas questões. Preciso de outro??? Claro que não... Meu Senhor é TUDO isso.
    Meu melhor Amigo é o meu Senhor!!!
    Deus abençoe o senhor.
    Dayane Nação de Lia

    ResponderExcluir
  17. Tiago Gomes- Nação de Raquel11 de outubro de 2011 19:07

    Por não conhecermos o Senhor Jesus, confiamos no homem e acabamos quebrando a cara, mas após conhecer ao Senhor Jesus descobrimos o verdadeiro Amigo a quem podemos confiar toda a nossa vida!!!Abraço Pastor, Deus Abençõe!!!!

    ResponderExcluir
  18. GUI Velasques--Nação de Raquel13 de outubro de 2011 02:44

    concordo plenamente com o senhor pastor windson, quem por inocência ou inexperiência já não sofreu com esses "amigos" de duas caras? y enquanto estivermos nesse mundo carnal vamos estar sujeito à isso.
    O jeito é entregar nossa vida na mão do nosso verdadeiro amigo que é o SENHOR JESUS, pois ele deu a vida por nós! (y que outro amigo faria isso por nós?) y lhe pedir sabedoria y proteção para que não soframos mais deste mal.
    que Deus continue abençoando o seu ministério y a todo o força jovem.
    GUI Velasques-Nação de Raquel

    ResponderExcluir
  19. Giuliano Limeira Nação de Jacó13 de outubro de 2011 08:51

    É verdade pr. tanto quando você confia naquele amigão do peito ou quando encontra uma pessoa e confia que ela foi feita para ti. As vezes logo no inicio ja mostra que pode confiar e ja começa a gostar. Já ouvi aquela conversa que começa dizendo nos conhecemos a tão pouco tempo mas é como se nos conhecesse uma vida toda. A pessoa até pensa é verdade, eu pensei assim que não precisava de tanto tempo pra conhecer pq ja conhecia no entanto um relacionamento desses não mostrou no 1º ou 2º mes mas depois de uns 3 anos aí sim caiu a mascara da pessoa mas ai você já está apegado demais e o tombo é grande.
    Temos que realmente cuidar tanto sentimentalmente como em amizades e ter a certeza que nunca conhecemos o outro suficiente
    e nem mesmo essa pessoa nos conhece porque também corremos o risco de acabar sendo o que não somos pelos outros.
    O único que nos conhece e que é o verdadeiro melhor amigo é Jesus mesmo.
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  20. PATRICIA FERNANDA (RS) NAÇÃO DE RAQUEL13 de outubro de 2011 14:49

    AHHHH PASTOR EU QUE O DIGA TAMBÉM, MAS COMO O SENHOR MENCIONA TEMOS QUE APRENDER COM ISSO PARA PODERMOS DICERNIR QUEM É QUEM E PARA ISSO SÓ O ESPÍRITO SANTO NOS GUIANDO A TODA VERDADE!!!

    ResponderExcluir
  21. Ja sofri muito com isso e parece que ainda nao aprendi,pois me apego muito facilmente nas pessoas e acabo me decepcionando,so que nao entendo uma coisa,no momento que eu traio alguem
    eu nao estou amando meu proximo como jesus mandou.Eu penso que eu tenho que me esforcar pra ser uma boa amiga,pois nao posso amar mru proximo sendo falsa e sendo assim penso que quem nao sabe ser um amigo de verdade,naoesta nem salvo.
    Debora bittencourt
    nacao jaco

    ResponderExcluir
  22. Realmente...
    Quem tem um certo tipo de amigo, não precisa de inimigo!!!
    Confiança também é uma entrega, e a quem, a quem poderiamos entragar algo tão importante, a tal ponto de precisar de seleção...
    Nossa necessidade de dividir, as vezes nos cega e acabamos fazendo amizades erradas.
    Mas quando encontramos o Verdadeiro Amigo, as palavras nem chegam a nossa boca e Ele já as conhece..
    Tem amizade mais fiel do que essa???
    Acho que não!!!!

    DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  23. É VERDADE DEVEMOS POR NOSSA CONFIANÇA SOMENTE EM DEUS SABE JA CONFIEI EM MUITAS PESSOAS E ACABEI SEMPRE ME MACHUCANDO POIS AGIA PELO SENTIMENTO AGORA SEI DISCERNIR AMIGO MSM SO DEUS POIS É ELE QUE ESTA PRONTO A NOS AJUDAR A CADA MOMENTO MAIS NINGUEM... AGORA VIVO PELA FÉ E NAO ME APEGO EM NINGUEM AMU MUITO MINHAS IRMAS DE FE MAS AMIGO MSM PARA CONFIAR SO MEU SENHOR JESUS O UNICO JA ERA JA ARREBENTOU........

    ResponderExcluir
  24. denis=nacao cultura16 de outubro de 2011 23:28

    denis=naçao cultura
    realmente em quem confiar sabendo que os outros também tem um amigo.hoje um sabe amanha ja outros tres o melhor q nos temos q fazer e so falar com aquele que nao trai e tambem jamais te deixa na mao q é o senhor e salvador Jesus.que Deus abençoe.dns

    ResponderExcluir
  25. Sidnei Nação de Raquel19 de outubro de 2011 22:39

    Realmente só Senhor Jesus e unico e verdadeiro amigo,pois a muito interesse hoje em dia nas amizades desse mundo não da confiar.por isso e muito bom estar na fé e ja era para emoção....Deus Abençoe.

    ResponderExcluir