quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Aprendendo Com os Golfinhos



"...se ele pensasse não haveria meios para engana-lo, pois o golfinho pode pressentir as mudanças psicológicas que ocorrem dentro de nós..."






Qual o animal mais inteligente da Terra? Será o Chimpanzé? O Cachorro? O Elefante? Não! O Animal mais inteligente do Planeta não vive na Terra. Na verdade vive no mar. É um animal gracioso, brincalhão e acrobata. Estou falando do Surpreendente Golfinho.
O Grande destaque dele é a sua inteligência e habilidade de se comunicar. Não hà dúvida que os golfinhos conversam. Estudos mostram claramente que eles possuem um "alfabeto" composto de 51 sons de impulsão vocal e aproximadamente 9 tipos de assobios tonais possibilitando até a formarem palavras e frases, regidas por leis semelhantes às nossas leis gramaticais. Para se ter uma idéia a sua linguagem por assobios se torna 10 vezes mais rápida que a de nós humanos.
A grande particularidade desses anfíbios é o sonar. O Golfinho é capaz de gerar som sob a simples forma de clicks, dentro dos seus sacos nasais, situados por detrás da nuca. A freqüência desses clicks chega a ser mais alta que as dos sons usados para comunicações e defere de espécie para espécie. Quando um som atinge seu principal objetivo, a onda sonora é refletida para o ouvido médio e posteriormente ao cérebro. Assim que o eco é recebido, o golfinho gera outro click. O lapso temporal entre esses clicks permite ao golfinho identificar a distância que os separa dos objetos e animais. Pela continuidade desse processo, os golfinhos nadam livremente pelas águas escuras e agitadas orientando-se apenas pelos ecos dos sons que eles mesmos produzem.
Além de garantir sua sobrevivência, o sonar do golfinho permite identificar as reações internas de outros da mesma espécie, além de humanos, peixes e qualquer animal. Ou seja, se ele pensasse não haveria meios para engana-lo, pois o golfinho pode pressentir as mudanças psicológicas que ocorrem dentro de nós, quando mentimos ou estamos alegres, tristes, ansiosos e etc.
O Homem, mesmo se achando mais inteligente que tudo não consegue pensar que a Droga Destrói, As Brigas Separam, O Ódio Desestabiliza, O Preconceito Magoa, A Mentira Engana, A Avareza Ilude, O Orgulho Corrompe e A Dúvida Mata.
Vaia à humanidade e Viva ao golfinho e sua esperteza e exemplo!

11 comentários:

  1. E muitas vezes ninguém dá nada por um golfinho néh? aiushuais mas ele é mais esperto que nós mesmos, por saber sem falar a nossa língua o que acontece com a gente. Forte Pastor!

    Deus o abençoe! :)

    ResponderExcluir
  2. KARINA-NAÇÃO DE JÁCO!!!É PASTOR nós humanos padecemos porque não usamos nossa capacidade de pensar antes de fazer coisas!!!por isso eu digo!!!pro meu filho pensa marcus vinicius!!!gostei muito desta publicação!!!abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Sidnei Nação de Raquel19 de outubro de 2011 23:32

    BOA NOITE PASTOR.
    Realmente o ser humano está perdendo para os animais,por não pensar antes cometer seus atos absurdos e depois se lamentam e caem ate em depressão .Somente Fe no Senhor Jesus permanente, sincera, pura e verdadeira vive no amor para consigo mesmo e para com seu proximo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pastor,

    Realmente, o homem tem usado a sua inteligencia para fazer aquilo que é mal, filhos matando pais e vice-versa, massacres, abusos e abominações... Se afastando assim, cada vez mais do seu Criador.

    E o pior são aqueles que até mesmo estão dentro de uma igreja, mas não se entregam, não deixam Deus fluir em suas vidas, veem resistindo ao Seu chamado...

    ...Minha vida era assim, anos dentro da igreja, resistindo a Deus, altos e baixos, ilusões, tristeza, sentimentos...

    ...Mas quero deixar um recado para todos os que se encontram assim, hoje: Não perca mais tempo, entregue-se por completo a Deus, não resista mais a Ele, pois se assim não o fizer, poderá perde-lo para sempre e poderá ser tarde...
    ...E aos que se encontram afastados do caminho do Senhor: Volte, ainda da tempo, não deixa para amanhã, não existe bem mais precioso que ter o próprio Senhor com a gente... Você tem a força!

    ResponderExcluir
  5. thamires miranda - NAÇAO DE JÁCO20 de outubro de 2011 18:26

    ola pastor!
    confesso que nem eu sabia desta capacidade dos golfinhos, mas acredito que a maioria dos animais sao mais inteligentes do que humanos pois pensa antes de agir e sempre protegem os seus donos e deveriam seguir este exemplo para proteger nossa fe no Senhor Jesus
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Fernando - Nação de Lia21 de outubro de 2011 00:01

    A verdade é essa é que não paramos para pensar apenas agimos por impulsos das nossas emoções e sentimentos e não pela razão e fé deixando assim de receber as bençãos de Deus nas nossas vidas pois o coração é corrupto.
    Vamos pensar mais e agir com Fé (certeza).

    ResponderExcluir
  7. PATRICIAFERNANDA (RS) NAÇÃO DE RAQUEL21 de outubro de 2011 03:02

    OLÁ PASTOR!!!
    TUDO QUE DEUS FAZ É SOBREMODO EXELENTE E NÃO DEVEMOS NOS SURPREENDER COM ISSO MAS SIM SABER QUE NÓS SOMOS UM POUCO MENOR; QUE SE ESTAMOS N'ELE E DANDO NOSSO TUDO NOSSAS OBRAS TAMBÉM AO SEU TEMPO VÃO SURPREENDER MAIS AINDA POIS É PROMESSA DO NOSSO SENHOR JESUS FAZER ISSO!!! DEUS FORTALEÇA CADA UM DE NOSSOS IRMÃOS DA FÉ...

    ResponderExcluir
  8. Jéssica Nação de Raquel21 de outubro de 2011 16:11

    Boa tarde Pastor
    Hoje é lamentável a forma em que o homem vive, ele se destrói a cada minuto, tanto de uma forma carnal, como espiritual;Então vamos ser inteligente como o golfinho Escolher entrar pela porta estreita por que esse é o caminho CREIA no SENHOR JESUS ELE é contigo!

    ResponderExcluir
  9. GUI Velasques--Nação de Raquel23 de outubro de 2011 03:09

    é isso ai Pr. viva o golfinho!! y o homem se diz o animal racional... um ser racional não destrói a própria espécie y principalmente não destrói a sí mesmo!!!vamos nos conciêntizar y tentar ser um pouco racionais para quem sabe um dia os golfinhos se orgulharem de nós assim como nos orgulhamos deles. um grande abraço y que o SENHOR JESUS NOS ABENÇOE Y NOS DÊ SABEDORIA.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Pr.
    O ser humano é muito esquisito. Os adeptos da teoria evolucionista devem repensar se estamos realmente evoluindo. Pois, se o homem estivesse evoluindo com eles dizem, a terra seria um lugar perfeito! Haveria entendimento, não existiria guerras, o amor reinaria, bebês não seriam abandonados (coisa que os animais não fazem, protegem suas crias com unhas e dentes, por exemplo), todos estariam no ápice da sabedoria e inteligência. Temos muitas coisas para aprender com os animais, e olha que eles são irracionais...
    Ob. Aglaé Dutra - Nação de Jacó.

    ResponderExcluir
  11. É TENHO CERTEZA QUE DEUS FEZ ESSES ANIMAIS PARA
    SERVIREM DE EXEMPOLOS PARA NÓS!
    As vezes penso que os animais somos nós!!!!!!
    DÉBORA NAÇÃO DE JACÓ.

    ResponderExcluir