segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vai e Vem


 "Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol?"



Tudo que vai volta. Essa é uma frase muito comentada pela sociedade. Alguns dizem que nem tudo, porém na linguagem atual de um grupo que visa um crescimento extraordinário, deve-se seguir a risca esse ditado. Uma comunidade bem informada é uma comunidade organizada. A comunicação nunca fez tanto parte do sucesso de uma equipe como nos dias atuais. É importante que haja essa grande preocupação em desenvolver a comunicação entre ambos afim de que todas as tarefas sejam cumpridas a risca, pois, quando isso não ocorre, o trabalho acaba sendo afetado de tal forma que, todos os objetivos se desolvem diante dos demais. É o velho caso do subordinado que não transmite as tarefas de uma forma eficaz aos seus subalternos, impedindo-os de realizar minuciosamente toda direção iniciada pelo líder da equipe ou responsável do grupo. Em Êx 18:13-27 vemos um exemplo clássico do que estamos comentando quando o Sogro de Moisés ao vê-lo diante de uma grande multidão - e diga-se de passagem mais de 3 milhões de pessoas - dando as ordens e direção, questionou-o da seguinte forma: - Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol? E embora ouvindo os argumentos de Moisés, deu-lhe o conselho de levantar líderes de grupos para que assim a informação chegasse de uma forma mais positiva.
É para isso que serve os líderes subordinados. Manter a comunicação excelente para com seus subalternos. Sabemos que na prática isso não acontece de uma forma geral porém, somente com os resultados futuros é que saberemos se houve ou não a comunicação exata.
Você que faz parte de uma equipe, independente de sua posição ou autoridade, saiba que, todos sem exeção fazem parte desta comunicação, uma vez que a missão imposta pelo líder superior aos seus representantes, chegue com clareza aos demais e assim sucessivamente até o menor integrante afim de uma vez realizada tal função o resultado positivo retorne aos seus superiores até finalmente chegar ao idealizador da tal meta motivando-o ainda mais a crer em sua equipe que a cada dia prospera em seus feitos destacando-se dentre os demais. Invista mais nisso e faça parte do sucesso de seu grupo. Isso é bom, pois agrada a Deus.

2 comentários:

  1. A Comunicação é muito importante mesmo pastor, faz toda a diferença em uma equipe, ainda mais nos dias de hoje, que ela se tornou prioridade através de muitos meios, pois quando há a comunicação com clareza aos subordinados de uma determinada equipe, certamente haverá o retorno esperado ao seu líder, cada um fazendo a sua parte não tem como dar errado!

    Cristine Pedroso
    Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  2. Joana Matias - Sapucaia4 de agosto de 2011 11:41

    Isso é muito forte para que os líderes aprendam de verdade como cuidar de nós.

    ResponderExcluir