sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

3 SINAIS QUE CARACTERIZAM O DISTANCIAMENTO DE DEUS


"Jesus em seu momento de oração com Deus na noite de Quinta-Feira que antecede ao Calvário. Momento de Pavor, Angústia e Profunda Tristeza."




"Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai."(Mc 14:32-34)
Esse fato ocorreu na pior experiência do Senhor Jesus na terra. Foi quando pela primeira vez na Trindade, ouve uma separação, ou seja, nesse momento em que o Senhor Jesus desabafara, era justamente pelo fato do Deus Pai ter se afastado D'Ele numa atitude de virar literalmente as costas para o filho, apenas pelo motivo do cumprimento perfeito da missão D'Ele na terra. Isso mesmo! A dor e o sofrimento sentido por Ele na cruz não chega nem aos pés desse momento tão crucial vivido pelo próprio. E nesse texto podemos citar 3 reações sentidas por esse distanciamento do Deus Pai que segundo o dicionário Aurélio diz:. 
"PAVOR"
Sensação provocada por medo violento; terror. / Grande susto; assombro.

"ANGÚSTIA"
Ansiedade física acompanhada de opressão dolorosa: os estremecimentos da angústia. / Inquietude profunda que oprime o coração: uma angústia mortal. / Filosofia. Experiência metafísica, para os filósofos existencialistas, através da qual o homem toma consciência do ser. (Sin.: agonia, ansiedade, apreensão, aperto.)

"*PROFUNDA **TRISTEZA" 
*Muito fundo; que tem o fundo longe da borda, da entrada: poço profundo. / Que penetra muito adentro: galeria subterrânea profunda. / Fig. Grande, vasto: noite profunda, dor profunda. / Difícil de entender; muito complexo: ciência profunda.

**Qualidade ou estado de triste.

Nota-se a extrema sensação negativa vivenciado por Jesus no Getsêmani por esse afastamento do Deus Pai que, nesse caso ouve um propósito, diferente dos dias de hoje em que muitos ao sentirem isso, não percebem a distancia que estão de Deus. Pessoas que outrora eram tão próxima, mas que por tantos motivos, permitiu que esses sentimentos dominassem suas vidas e hoje vivem uma sensação de bem estar, onde na verdade estão bem longe de seu Criador. Será que não é o seu caso? Você que vive angustiado, com medo e uma eterna tristeza, será isso normal para um cristão que segundo a bíblia deve ser firme como a rocha? Pense nisso e reaja enquanto é tempo. 

12 comentários:

  1. A intimidade com DEUS exige renúncias todos os dias e não é fácil ;mas o reino de DEUS é tomado por sacrifício.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Eduardo - Pelotas - RS3 de dezembro de 2010 13:24

    Temos é que vigiar a cada dia, pois, Jesus já voltou pra muitos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom pastor!! Reagir enquanto é tempo, essa é a palavra de ordem!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Adriano Ferreira - Porto Alegre3 de dezembro de 2010 22:04

    Isso nos faz pensar quantos estão atrazados na fé por causa disso. obrigado pr. serviu pra mim.

    ResponderExcluir
  5. Estava precisando ouvir isso pra me despertar. eu pensava estar bem, mas pelo jeito eu vou é me apegar mais ainda. valew!!!

    ResponderExcluir
  6. A melhor coisa que tem é humilharmos e reconhecer que não somos nada todos os dias,reconhecer que precisamos muito Dele.

    Obr.Nathalia(catedral)

    ResponderExcluir
  7. Nunca podemos esquecer de estar aos pés do Senhor Jesus e mostrarmos para Ele a nossa total dependência, pois só tendo esta comunhão diária com Deus que não permitiremos que nada nos afaste Dele.

    Cristine Pedroso / Catedral

    ResponderExcluir
  8. Bety Carrasco / vila madalena/ são paulo5 de dezembro de 2010 21:04

    é o cumulo do absurdo alguém que se diz cristão se distancia de Deus. o mínimo que cada um deve fazer é estar todos os dias se humilhando a Ele.

    ResponderExcluir
  9. Deise Souza - São Jerônimo6 de dezembro de 2010 05:59

    Bah pastor que forte né. E Jesus sentiu isso devido a um propósito, já o ser humano é por desprezo a Deus mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Segundo o Pastor Edson aqui no Brás existe um espírito do atraso que tem minado a vida, o ministério de muitos... E o pior, são pessoas que estão dentro da igreja, pórém com o coração totalmente doente...Tem tempo de igreja e vivem totalmente frios espiritualmente, isso é profundamente triste de mais...e justamente esses sintomas citados a cima que são bem visiveis mas parece que a pessoa te torna cega... Só Deus... Aquele que está de pé cuide se para não cair, vigiai e vigiai e orai...

    Obreira Ericka - Catedral Brás (SP)

    ResponderExcluir
  11. É verdade pastor...As vezes nos preocupamos com tantas coisas e deixamos de atentar ao que é mais importante: a nossa vida e comunhão com Deus..., deixamos de vigiar e, em consequência disto, nos distanciamos daquEle que de a sua Própria vida por nós... É preciso que estejamos sempre depertos e atentos cuidando do nosso relacionamento com Ele como se fosse água em nossas mão, que se não cuidarmos, pode nos correr por entre os dedos.

    Boa noite !!!
    Camila Domingues - IURD Walderez- Esteio

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite pastor!

    É verdade, temos que vigiar, e a cada dia nos derramar diante dos pés de Jesus, e reconhecer que sem Ele agente não é nada, procurar a cada dia se alimentar das coisas de DEus, buscando uma comunhão com Ele, para que nada venha nos afasta Dele, pois concerteza não existe nada pior do que ficarmos distantes de Deus.

    Gabriela Vidal

    ResponderExcluir